Você já deve ter ouvido falar do Balanço Patrimonial ou Balancete de Verificação, um relatório contábil que representa uma fotografia da empresa ao final de cada ano. O que isso significa na prática? O balanço apresenta o patrimônio da empresa através do saldo de contas, organizadas entre: bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido e tem como principal função a análise de dados para planejamentos financeiros e tributários dos próximos anos.
Porém, hoje falaremos do Balancete de verificação, que nada mais é que o resultado parcial do Balanço Patrimonial antes da apuração do resultado ao final do ano.
Para que serve o Balancete de Verificação?
Como comentamos, o Balanço Patrimonial é feito no final de cada ano, porém nem sempre é seguro realizar o planejamento e analisar os dados de sua empresa apenas uma vez ao ano.
Para estas análises intermediárias de resultado será utilizado o balancete de verificação.
Este relatório contábil é um artifício importante, utilizado comumente para:
- Acompanhar periodicamente o atingimento de resultados planejados
- Levantar dados para o planejamento de meses seguintes
- Tomar decisões com maiores chances de sucesso
- Identificar a estrutura de receitas e despesas da empresa, analisando possíveis potenciais de ganhos e reduções de custos
- Reportar informações para fornecedores, investidores, sócios, etc
- Antecipar erros de escrituração contábil
O Balancete, por ser uma antecipação do Balanço Patrimonial, também pode adiantar possíveis divergências de lançamentos contábeis e garantir que no final de cada ano tudo esteja 100% para distribuir os lucros da empresa.
Quando realizar o Balancete de Verificação?
Este relatório deve ser efetuado ou solicitado para sua contabilidade sempre que houver a necessidade de analisar o resultado parcial da empresa ou entender indicadores patrimoniais para traçar estratégias para os próximos meses.
Com o cenário econômico atual, as mudanças ocorrem mensalmente e é necessário que o empresário acompanhe suas metas e resultados tempestivamente para que não tenha surpresas desagradáveis em seu Balanço Patrimonial ao final do exercício.
Você também pode estabelecer planos trimestrais ou semestrais, ou ainda avaliar seu negócio de forma sazonal, dependendo da atividade que exerce, do tamanho de sua empresa, do mercado que atua, online ou offline, entre outros fatores, o importante é que o balancete de verificação pode ser um grande aliado no cumprimento deste planejamento.
Como é feito o Balancete de Verificação
O primeiro conceito importante para elaborar o balancete, é o método das partidas dobradas, que significa dizer que para todo lançamento a débito que você realizar nas contas, sempre deve existir um ou mais lançamentos a crédito no mesmo valor. Calma! Vai ficar mais fácil na prática.
1. Ativos
Ativos são todos os bens e direitos da empresa, como: saldo em contas bancárias, dinheiro em caixa, estoques, imobilizado, investimentos, saldo a receber de clientes, etc.
2. Passivos
Passivos são as obrigações do CNPJ com fornecedores, governo, funcionários e demais instituições como bancos, financeiras, etc.
3. Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é a soma dos recursos próprios da empresa: capital inicial investido pelos sócios e reservas.
4. Resultado
É a apuração final das contas de receitas e despesas ao final de determinado período e pode ser positivo, indicando lucro, ou negativo, indicando prejuízo.
5. Receitas
As receitas podem ser definidas como o direito que a empresa tem de receber por determinada venda de produto ou prestação de serviço.
6. Despesas
Já as despesas são o dever de cumprir com determinada obrigação com um fornecedor: contabilidade, funcionários, compras de estoques ou contratações.
Perceba que no caso de despesas, não falamos em pagamento ou recebimento e sim em direito e dever, pois elas serão sempre consideradas por competência, ou seja, no mês que foram contratadas ou que o serviço foi prestado, independentemente do pagamento ou recebimento.
Então, como construir o seu balancete de verificação?
1. Defina o que você quer ver
Defina o nível de detalhes que você deseja ver em seu balancete. Via de regra, quanto mais detalhado, melhor a análise que poderá ser realizada.
2. Faça os lançamentos nas contas com a sua movimentação
De acordo com seu extrato bancário e seu controle financeiro, juntamente com seu controle operacional (notas fiscais de vendas e compras), registre suas operações, não esquecendo do método de partidas dobradas. Por exemplo: Quando houver o pagamento de um fornecedor, existe uma saída de dinheiro do caixa (crédito), enquanto existe um lançamento no mesmo valor na conta de fornecedores, baixando a dívida com tal credor (débito).
3. Apure o resultado de cada conta ao final do período
Some o total de débitos e créditos e débitos de cada conta e preencha no balancete.
4. Monte seu Balancete de verificação
Adicione o total de débitos ao saldo anterior e deduza o total de créditos para encontrar o saldo atual da conta. Finalize estruturando todas as contas na sequência de contas corretas, conforme exemplo abaixo.
Fonte: Contabilizei
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